Índice

Robozinho

Eis aqui a parte mecânica de um robozinho que eu e meu filho então com 7 anos começamos a montar, nas férias de julho/2007, mas que não terminamos ainda, o objetivo não é obter nada sofisticado, queria mesmo era sossegar o guri que toda hora queria "construir um robo", pegando toda e qualquer tranqueira e toda e qualquer ferramenta para isso.

Então aproveitei a deixa para ver se conseguia ensinar a utilidade das ferramentas e mostrar que "montar um robo" ao contrário do que acontece nos programas da televisão é demorado, dá trabalho e o resultado não é lá "aquelas coisas".

Na verdade o que se vê aqui é o trabalho de apenas dois dias pois no terceiro e quarto dia o pirralho já queria "jogar Zelda" (videogame 'SuperNes' e o jogo é 'Zelda - Link to the Past'), no quinto dia terminou as férias de julho e ele voltou pra casa da mãe em outra cidade. Ou seja ainda não deu muito certo os ensinamentos que pretendia, mas ele já está planejando terminar o robozinho agora nas férias de janeiro/2008.

O resultado é bastante convincente mas acho que teremos problema da baixa velocidade dos redutores dos motores.

Bão o que está faltando agora é basicamente a parte eletrônica, acho que iremos utilizar o circuito do "robo seguidor de luz" da revista Saber Eletrônica nº 160 de fevereiro de 1986 (!!!!). Que é bastante simples e interessante.




BORDER=0 Materiais utilizados na parte mecânica

02 micro-motores com caixa de redução de rotação. Comprei-os há uns 10 anos numa sucata lá na rua Vitória (travessa da rua Santa Ifigênia), paguei, se não me engano, R$2,50. Segundo o Sr. Davi, é eu era assíduo do local, eram de uma máquina de costura industrial. O problema é que eles giram muito lentamente.

02 rodinhas de aeromodelos, estes comprei há uns 5 anos para tentar adaptá-las num suporte de uma cachorrinha aqui de casa que ficou paraplégica, a propósito o suporte não deu certo.

01 suporte de 4 pilhas pequenas, a única peça que tivemos de comprar quando fomos montar o robo.

01 chapa de alumínio, era de uma placa de "não fume" que ia ser jogada fora lá na firma onde trabalho. Ela tem uns 1,2 mm de espessura. Utilizamos-a para fazer duas peças, o suporte dos motores e o chassi.

01 caixinha de plástico, era de um velho controle remoto de porta de garagem..

01 eixo de aço, este veio de uma calculadora de mesa Olivetti que tentei arrumar há uns 15 anos e virou sucata.

02 conjuntos porca-parafuso pequenos.

02 "cintas", não sei o nome correto, parecem lacres de plástico, pois têm uma trava e são utlizados normalmente para prender fios.

foto do robo quase terminado




BORDER=0 Montagem

Na verdade a montagem, bem como tudo o mais teve um mínimo de planejamento,  mas tivemos muita sorte, pois as peças foram se encaixando com as medidas coincidindo, por exemplo o eixo que segura as rodas tem o comprimento necessário para atravessar o suporte de pilhas e prender as duas rodas, e o chassi de alumínio que foi feito no comprimento do suporte de pilhas e, coincidentemente, a caixa plástica que encontramos depois, tem exatamente o mesmo comprimento. Ainda tem o fato de que quando precisamos prender o suporte dos motores no suporte de pilhas haviam dois furos nas posições ideais para fixá-los com as "cintas" na posição pretendida.

Vista superior com o robo deitado

Esta caixa-plástica foi parafusada na aba grande do chassi:

Caixa plástica



BORDER=0 Funcionamento

O princípio é o seguinte são dois micro-motores independentes, ou seja pode-se acioná-los juntos ou separados, cada motor por contato (conforme pode ser visto na foto a seguir) traciona uma roda, assim ao acionarmos apenas um motor o robozinho vira.

Contato motor-roda


Foto do conjunto desmontado:

Conjunto desmontado




BORDER=0 Eis ai o herdeiro

Serrando um parafuso para prender a caixa plástica, a empunhadura da serra não está muito boa mas ele é novo ainda, logo aprende... :)






BORDER=0 Filminho do robo andando (cutucando a cobra e mostrando o pau!)

Para os incrédulos eis um filminho mostranto que a coisa funciona.
Em formato .AVI, infelizmente o arquivo está gigantesco (2,23MB) para os seus 4 segundos...
>>>MVI_robozin.AVI<<<



Índice
rymaeda@yahoo.com
http://www.ioxio.com.br