Índice

MSX

Aqui disponibilizo diversos arquivos e informações relacionado ao MSX. Esteja à vontade para redistribuir quaisquer arquivo ou informação. Correções e comentários são sempre bem vindos. Aproveito para agradecer ao Alan  Olicheski por apontar vários links quebrados.

Infelizmente por ter outros interesses, e pouco tempo, estou me desfazendo dos meus MSXzes... e exatamente neste momento estou hospedando minhas páginas em um servidor pago, com mais espaço, e por isso estou colocando algumas fotos e até vídeos.



BORDER=0 O que é MSX.

MSX é um microcomputador de 8 bits que foi muito popular no Brasil a partir de 1985 até o começo dos anos 90.
O microprocessador central do MSX é o Z80, ou baseado neste, este microprocessador equipa também outros microcomputadores que fizeram muito sucesso como o inglês ZX80 e sucessores bem como as versões nacionais destes: TK82, TK90x, CP200, TRS80, etc. A unidade de armazenamento básica de um MSX é o gravador de fitas K7 o monitor é a boa e velha televisão. Com um pouco mais de investimento pode se contar com uma unidade de disco flexível e um monitor RGB. O MSX conta ainda com conectores para cartuchos, que podem conter jogos, interfaces de disco, etc.

É bom esclarecer que o MSX foi mundialmente manufaturado por diversos fabricantes diferentes, sendo antes de tudo uma plataforma padronizada, ou quase isso. No Brasil foi fabricado pela Gradiente e pela Sharp. A versão MSX2 (futuramente a versão Expert3) é fabricada por Ademir Carchano (www.carchano.com.br).

Muito mais do que saudosismo o que mantém a sobrevida do MSX são suas qualidades...



BORDER=0 O MSX hoje

Graças à Internet muitos dos usuários do MSX tem se encontrado para discutir, desenvolver e evoluir o MSX. Existe, aliás, uma lista brasileira muito ativa: MSXBr-L. Ver os arquivos da MSXBr-L. de 1996 a 2001.

Ao longo do ano ocorrem muitos encontros de usuários, para saber onde e quando basta acompanhar a MSXBr-L.

O grupo brasileiro é responsável por muito do que é feito hoje para o MSX.

Muitas informações que antes eram privilégio de poucos estão amplamente disponíveis na Rede. Um excelente exemplo disso é o blog MSXLivros mantido por Alexandre Antoniutti (?) com muitos bons livros de MSX escaneados, hoje não só pelo próprio Antoniutti como por vários colaboradores.



BORDER=0 Hardware

Se você deseja mexer no 'hardware' de um MSX recomendo a MSXPró do Luciano Sturaro, é um site bastante abrangente.



BORDER=0 Avis rara

Eis aqui algumas informações que consegui sobre os seguintes equipamentos raros que tenho a sorte de possuir, cujas informações consegui estudando-os pois não encontrei nada muito útil na Rede.

MSX2 Hitachi MB-H3
Consegui um destes MSX2 conservadíssimo (graças ao Júlio), segue as informações que consegui acumular nestas primeiras 3 semanas cutucando o bichinho. O texto está em inglês (ingreis).
msx2mb-h3.html


Modem Gradiente TM1
É um modem não tão raro assim, difícil é encontrar algum programa para utilizá-lo, pois ainda não encontrei.
tm-1.html



BORDER=0 Onde encontrar um MSX

Micros MSX usados e acessórios podiam ser encontrados na Região da Santa Ifigênia (faz tempo que não garimpo por lá), nos leilões eletrônicos (Mercadolivre) e na MSXbr-l, que acredito ser a lista discussão mais abrangente sobre MSX no Brasil.



BORDER=0 Programação do MSX

Um MSX pode ser programado em BASIC, linguagem de máquina, assembly, Pascal, C, etc. No auge, BASIC e linguagem de máquina foram muito comuns, uma vez que o interpretador BASIC vem embutido no micro, linguagem de máquina muitas vezes se faz necessária para acessar recursos da máquina. As linguagens compiladas dependiam da existência de unidades de disco (flexível) que por serem muito caras, nem sempre, ou quase nunca, estavam presentes.

Hoje contamos também com a possibilidade de compilação cruzada, ou seja compila-se no PC e transfere-se o executável para o MSX. Dada a existência de boas ferramentas de desenvolvimento (compiladores e assemblers) para a plataforma PC e 32 bits em geral.

Eu particularmente estive experimentando o compilador C da Hitech (gratuito) e me pareceu muito bom (ANSI free-stand), e sem dúvida, a compilação cruzada num emulador CP/M no IBM-PC é muito vantajosa pois para compilar um programa minúsculo com algumas operações em ponto flutuante no MSX com disco consumiu 6:10min, no MSX com RAMDisk 1:40min (mais 2:26 para copiar o sistema para o RAMDisk) e 7,5 segundos no IBM-PC com emulador CP/M..

Para programadores Pascal existe um IDE (Windows) para compilação cruzada chamado MSXPad (www.icongames.com.br/msxfiles/util-en.htm) o autor (brasileiro, diga-se de passagem) deste IDE distribui também uma biblioteca que já conta com muitas funções para diversas finalidades.

Para programadores Assembly, existem muitos assemblers Z80, tenho ultimamente experimentado a dupla M80/L80 (procurar em www.alsoftware.com.br/adrianpage/) para edição dos códigos fontes estou utilizando o ConTEXT (www.contexteditor.org/), para tanto fiz um pequeno arquivo para o salientador de sintaxe ('sintax highlight' - ) Z80 para ser utilizado com o ConTEXT (z80.chl (7kb)).



BORDER=0 O cabo do gravador

Alguma informação para aqueles que desejam confeccionar o referido cabo.
Aqui.

Para o caso de não haver um gravador K7 um micro IBM-PC com placa de som pode ser utilizado em substituição. Utilizei este recurso por um tempo, quando estava sem interface de drive.



BORDER=0 Mini-Amplificador de 2W5

Um pequeno amplificador que pode ser embutido dentro do MSX ou mesmo dentro do monitor. Baseado no integrado LM380 (+ alto-falante + 4 capacitores eletroliticos + 1 resistor + 1 potenciômetro).

Arquivo contendo o diagrama esquemático e uma sugestão de placa de circuito impresso de um amplificador de 2,5 Watts que pode ser embutido dentro do MSX ou mesmo dentro do monitor.
amp_audio.zip (48kb)




BORDER=0 Adaptando monitores ao MSX

As mensagens do 'link' a seguir foram retiradas da MSXBR-L, lista brasileira de discussão sobre o MSX. A quantidade de mensagens na referida lista é medonha, assim tomei a liberdade de agrupar as mensagens que encontrei referentes à conexão de monitores de vídeo em microcomputadores MSX 1.x no ano de 2001/2002 mais ou menos.
MSXRGB (Atenção! A página tem 90kb)


BORDER=0 Cartucho SRAM

A construção de um cartucho SRAM, puxando da memória... uma vez que construií o meu há uns 6 anos...
cartsram


BORDER=0 Seção download

Aqui estão alguns arquivos que podem ser de interesse. Sinta-se à vontade para redistribuir estes arquivos.

Você já jogou o tetris da Mirrorsoft? Se sim esta música lhe será familiar: Tetris-Ingame.zip (2kb). Baixei na Rede mas retoquei, acelerando o andamento da música e os instrumentos utilizados.

Rotina em assembly Z80 para calculo do CRC. crc.zip (2kb)

Programa desassembler Z80 em assembler Z80! dis.zip (8kb)

ROM da gravadora de eproms GMX2. Gmx2.zip (3kb)

txt2meg e' um programa para IBM-PC que serve para converter arquivos fonte em formato texto para o formato 'Mega-Assembler'.
meg2txt.zip (14kb)

meg2txt e' um programa para IBM-PC que serve para converter arquivos fonte em assembly no formato 'Mega-Assembler' para o formato texto, comum à "grande maioria" dos assemblers.
meg2txt.zip (4,06kb)

'ihx2bin' e' um programa para IBM-PC que serve para converter arquivos objeto no formato Intel-Hex para o formato MSX-Binario.
Arquivos Intel-Hex são gerados por compiladores como o HiSoftC.
O formato Intel-Hex pode armazenar mais de um bloco de dados porem, para umacorreta conversao com o 'ihx2bin', e' importante que os dados sejam continuos.
ihx2bin.zip (6,71kb)

Interface com 32 canais de entrada e 32 canais de saída que desenhei, mas ainda não montada e nem testada. 32ioface.zip (46kb)

Texto ainda incompleto copiado do manual do expansor de slots Incompel, sobre expansores de slots e o startup do MSX.
msxexpsr.txt (5kb)

Texto copiado de anúncio publicitário da DDX sobre programação da megaram.
progmram.txt (9kb)

Texto copiado da revista MSX-Micro sobre o sinal BUSDIR, que quando não controlado, pode acarretar problemas em MSX Expert Plus.
gbusdir.txt (2kb)

Conteúdo da ROM do cartucho de videotexto da Gradiente para o TM-1.
video_texto_gradiente.zip (7kb)
Imagem do cartucho: vtgrad.jpg (12kb)


Índice
rymaeda@yahoo.com
http://www.ioxio.com.br