Índice

Matemática

A impressão que tenho é que na faculdade, na área de exatas, perdemos a noção da beleza que se encontra por trás da matemática pois muitas vezes os professores estão mais interessados na existência e unicidade de uma solução do que ilustrá-la melhor. Talvez o grande erro seja a separação da física da matemática...
Bom, vamos ao que interessa.



PiratasDoTietê LaTex um sistema de documentação (DOS/WIN/Linux/*nixes/etc)

Este é um sistema de documentação com muitas qualidades, exige um certo esforço pra começar a utilizar, mas acredito que seja bastante compensador.
Nem vou me atrever a tentar descrever o que o LaTex é exatamente, mas te ajudarei a descobrir se ele é potencialmente útil a você. O LaTex será útil se você:

1. insere equações matemáticas em seus documentos.
2. precisa de um sistema de documentação portável.
3. precisa gerar documentos portáveis (.ps, html, .pdf, etc.).
4. prefere utilizar freewares não muito amigáveis a editores de texto comerciai$.
5. utiliza o programa Maple V nos seus desenvolvimentos.

Caso tenha respondido afirmativamente para uma ou mais perguntas vá para gdamcq.iqm.unicamp.br/tex-br/
e descubra o que é o LaTex.
Boa sorte!



PiratasDoTietê Programa: 'Maple V' (DOS/Win/Linux)

Um programa excelente pra quem precisa trabalhar com matemática, tanto simbólica quanto numericamente (além da grande variedade de plotagem gráficos), dá trabalho pra aprender a utilizar, mas talvez valha a pena o esforço. Existem tutoriais na Rede, inclusive em português. O Maple exporta facilmente expressões matemáticas para códigos fontes em C e em Fortran, mas, não apenas por isso, é uma grande ferramenta para estudo e implementação de algoritmos matemáticos. Dependendo da versão exporta também documentos no formato LaTex e HTML.

A página Oficial do Maple V.
Ir para www.maplesoft.com
Obs.: em algumas Universidade Federais era (é?) possível encontrar versões estudantis a preços bastante razoáveis (algo como R$30,oo).



PiratasDoTietê HowTo: Compilando com o LCC-Win32 uma biblioteca externa para o Maple®

Fuçando na ajuda do Maple e com alguma paciência consegui criar uma biblioteca externa para o Maple. Utilizei o meu compilador C favorito, mas nao é difícil adaptar para outros compiladores Win32.
HOWTO-lcc-win32_plus_Maple.zip (6kb)


Índice
rymaeda@yahoo.com
http://www.ioxio.com.br